A cantora Shakira não tem o apelido de “Rainha das Copas” à toa. Desde o Mundial de 2006, a colombiana é figurinha marcada na competição que acontece a cada quatro anos. Porém, em 2018, a tradição foi quebrada e a ex-mulher de Piqué não fez nada. Como consequência, a Copa do Mundo da Rússia não teve grande legado na cultura pop, diferentemente de torneios anteriores.
Para a Copa do Catar, parece que a sina vai se repetir. Shakira recusou o convite da Fifa para se apresentar na cerimônia de abertura por conta das denúncias de violações de direitos humanos no país sede. Apesar do princípio moral ter agradado aos fãs, é necessário que a colombiana ainda tome alguma atitude em relação ao Mundial para que ele não passe batido, como o último. O flop ou não da Copa passa diretamente por Shakira, segundo muitos internautas e fãs. A organizadora da competição já promoveu algumas músicas para o Mundial, com nomes grandes como Ozuna ou Lil Baby, mas nenhuma chegou na boca do povo como foram Waka Waka ou La La La.
De acordo com os fãs da cantora, a ausência de Shakira é a grande razão das pessoas ainda não estarem animadas para a Copa do Mundo de 2022. “Shakira é a única qualificada para fazer músicas para a Copa”, comentou um internauta. “Cadê a Shakira para fazer o povo pintar as ruas, gente? A Copa está logo ali”, publicou outro perfil. “Vamos fingir que Waka Waka é a música dessa Copa, galera?”, escreveu um usuário.
De fato, a colombiana tem um histórico de momentos e marcos icônicos para as Copas do Mundo. Tudo começou em 2006, com uma apresentação lendária no encerramento do Mundial da Alemanha. Em Berlim, Shakira colocou toda a multidão para dançar o smash hit Hips Don’t Lie, ao lado de Wycleaf Jean. A final empatada entre França e Itália, pelo menos, teve emoção antes da partida.
Na Copa de 2010, da África do Sul, Shakira se estabeleceu de vez como uma figura necessária nos Mundiais da Fifa. A colombiana escreveu Waka Waka para o torneio, que é um marco tanto no futebol como no entretenimento. O videoclipe celebrado até hoje, a música animada que arrepia até quem não gosta do esporte e as performances fazem o hit ser um dos maiores daquele ano. Além da canção oficial da Copa, ela ainda se apresentou nas cerimônias de abertura e encerramento.
Em 2014, para o mundial do Brasil, a colombiana apostou na mesma estratégia da Copa anterior. Apesar de a música oficial do torneio daquele ano ter sido We Are One, de Pitbull com Jennifer Lopez e Claudia Leitte, foi Shakira que roubou a cena com La La La, parceria com Carlinhos Brown. Além de uma apresentação icônica no Maracanã para o encerramento chamada de última hora, atendendo o clamor popular.
Créditos: R7.