Grupo de sete orcas ataca e afunda iate, e deixa tripulação desesperada

Grupo de sete orcas ataca e afunda iate, e deixa tripulação desesperada

Ataque ocorrido na costa de Portugal durou cerca de 45 minutos e resultou em um grande buraco no casco

Um grupo de orcas atacou e destruiu completamente um iate na costa de Portugal. O ataque durou cerca de 45 minutos, e os danos fizeram a embarcação afundar, para desespero dos quatro tripulantes.

O iate Smousse saiu do porto da Corunha, na Espanha, em 30 de outubro. No dia seguinte, quando estavam próximos à cidade portugesa de Viana do Castelo, seus ocupantes sentiram um tremor e escutaram barulhos muito altos — quando averiguaram a situação, perceberam que estavam cercados por sete orcas.

No início, os tripulantes acreditaram que os animais, que bateram incessantemente no barco, estavam apenas brincando. “Acreditávamos que elas iriam brincar um pouco, talvez o barco não ficasse tão danificado. É por isso que inicialmente não pedimos ajuda pelo rádio, acreditávamos que [o ataque] logo acabaria e poderíamos avaliar os danos”, explica Augustin ao site Daily Mail.

Mas não foi o que aconteceu, já que os cetáceos continuaram a destruição, batendo as mandíbulas com força na embarcação. O resultado foi um grande buraco no casco, que encheu o barco de água.

A embarcação foi afundada em apenas 45 minutos de ataque

A embarcação foi afundada em apenas 45 minutos de ataque

REPRODUÇÃO/TF1/VIA DAILY MAIL

Os tripulantes fizeram um pedido de socorro e aguardaram na parte mais alta da embarcação. Um barco sueco resgatou todos ilesos, até a chegada da guarda costeira, que levou a tripulação para Viana do Castelo, a cerca de 22 km de distância. Apesar de ficarem bem, o grupo assistiu ao iate afundar completamente. 
Esse não é um caso isolado. Outros acidentes parecidos envolvendo ataques de orcas aconteceram na região. Em agosto deste ano, dois barcos foram afundados por orcas na costa de Portugal, além de outros casos na costa da Espanha.




Leia também:

Terra Brasil Notícias