Em queda, sete casas foram danificadas por destroços; autoridades acreditam que aeronave tenha tido problema no motor
Um avião de pequeno porte caiu nesta segunda-feira (21/11) em um bairro residencial da cidade colombiana de Medellín, causando a morte dos oito ocupantes da aeronave e danos em pelo menos sete residências, segundo informaram autoridades locais.
A aeronave, da fabricante Piper e matrícula HK5121, fazia um voo para a empresa de turismo San Germán e havia decolado do aeroporto Olaya Herrera, localizado no coração de Medellín, com seis passageiros e dois tripulantes, e tinha como destino o município de Pizarro, no departamento de Chocó.
“Infelizmente temos oito vidas perdidas. O voo impactou por volta das 10h15 no bairro Belén Rosales, muito próximo ao aeroporto”, disse o prefeito de Medellín, Daniel Quintero, a jornalistas.
O prefeito revelou no local do acidente que o avião, no momento da decolagem, “apresenta uma falha de motor”, e que o piloto “não consegue manter o avião em voo”. Quintero declarou ainda que já foram identificados os corpos dos oito ocupantes da aeronave, que “se dividiu em seis partes” após o impacto.
“São sete casas muito afetadas e danos, que serão avaliados se foram estruturais, em seis prédios. Naquele momento, na casa mais afetada não havia ninguém”, destacou Quintero.
O prefeito não confirmou nem descartou a existência de feridos, uma vez que os órgãos de socorro que atenderam a emergência estão inspecionando o local, onde trabalham 35 pessoas, entre elas bombeiros aeronáuticos.
Por sua parte, a Aeronáutica Civil Colombiana informou que uma equipe de especialistas da Direção Técnica de Investigação de Acidentes investigará as causas da queda do avião.
O aeroporto Olaya Herrera afirmou que entre os mortos está o gerente da empresa San Germán, Nicolás Jiménez.