• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 23 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

URGENTE: Eduardo Leite é eleito governador do RS no 2º turno

Por Terra Brasil
30/out/2022
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (30), no segundo turno, e comandará o estado pelos próximos quatro anos. Por volta das 19h, com 90,43% das urnas apuradas, o tucano alcançou 57,11% dos votos.

Ele derrotou o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que tinha o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Leite, que foi eleito governador em 2018, volta ao cargo depois de ter renunciado em 31 de março para tentar concorrer à Presidência da República. 

Leia Também

Governo nomeia militares ‘Fulano’ e ‘Cicrano’ para Segurança Presidencial

Entrou em vigor: lei prevê multas de até R$ 16 mil por ter um carro parado na garagem

Valores esquecidos em bancos por brasileiros sobe e chega a R$ 10,55 bilhões

Derrotado nas prévias internas do PSDB em 2021 pelo então governador de São Paulo, João Doria, Leite não conseguiu avançar nas negociações do partido para se lançar ao Planalto e decidiu concorrer ao governo do Rio Grande do Sul.

Quem é Eduardo Leite

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, de 37 anos, é de Pelotas (RS) e formou-se em direito. Filiou-se ao PSDB ao entrar para o movimento estudantil, durante a graduação. 

Concorreu a um cargo eletivo pela primeira vez em 2004, aos 19 anos, quando tentou uma cadeira de vereador em sua cidade natal, mas não foi eleito. Por ser suplente, assumiu a vaga após a cassação do vereador Cururu, que havia realizado uma sessão de exorcismo na Câmara Municipal.

Em 2008, elegeu-se vereador. Foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017 e, em 2018, tornou-se governador do Rio Grande do Sul (RS). Em 2021, assumiu publicamente ser homossexual. Renunciou neste ano ao governo com a intenção de concorrer à Presidência da República, mas acabou desistindo da candidatura. 

Sua coligação teve o apoio do Cidadania, MDB, PSD, Podemos e União Brasil.

Créditos: CNN Brasil.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

URGENTE: Wilson Lima (União) é reeleito governador do Amazonas

PRÓXIMO

URGENTE: Jorginho Mello é eleito governador de SC no 2º turno

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se