Bolsonaro: ”Tudo indica que Tarcísio será eleito governador de São Paulo”

Bolsonaro: ”Tudo indica que Tarcísio será eleito governador de São Paulo”

Ex-ministro da Infraestrutura disputa o segundo turno, que ocorrerá em 30 de outubro, contra Fernando Haddad (PT)

Durante reunião com aliados no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta quinta-feira (6), o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que, pelo que tudo indica, o candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) será eleito no segundo turno das eleições.

“Tarcísio está explodindo em São Paulo. Pelo que tudo indica, será nosso governador em São Paulo”, disse Bolsonaro. “Se bem que eu convenci o Tarcísio, ele não queria ser candidato. Ele tem oferta aí fora para ganhar mais de R$ 200 mil em empresas. Mas eu falei que era pela pátria, pelo Brasil”, completou.

Com 100% das seções eleitorais apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Freitas recebeu 9.881.995 votos (42,32%) contra 8.337.139 votos (35,7%) de Fernando Haddad (PT). O segundo turno ocorrerá em 30 de outubro. Nesta fase da campanha, os políticos articulam apoio com demais nomes e partidos, além de iniciarem uma série de viagens pelo estado, que concentra mais de 34,6 milhões de eleitores.

Economia

Bolsonaro também destacou que o mercado reagiu positivamente ao resultado presidencial que apontou segundo turno. Na ocasião, os eleitores vão escolher entre o atual presidente e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“No último domingo (2), tomou conhecimento de que haveria segundo turno. No dia seguinte, o dólar caiu 4%, 5%, a Bolsa subiu. Estava precificado que a eleição seria decidida no primeiro turno. Quando viu que não foi e abriu a oportunidade de nós continuarmos, o mercado reagiu positivamente. Mas, na ponta da linha, as pessoas mais humildes, se falar em PIB, em dólar, não sabem o que é isso”, disse.

O mercado financeiro reagiu com otimismo aos resultados do primeiro turno das eleições. Na segunda-feira (3), o dólar teve a maior queda diária desde 2018 e fechou o dia negociado a R$ 5,177. Já o Ibovespa, o principal índice acionário do Brasil, saltou 5,5%, acima dos 116 mil pontos.

Nessa sessão, a moeda americana à vista despencou em sua maior queda percentual diária desde o recuo de 5,6% visto em 8 de junho de 2018. Na ocasião, a queda foi a mais expressiva desde outubro de 2008, determinada por uma intervenção do Banco Central (BC) no câmbio.

PT

Ainda no encontro com aliados, Bolsonaro voltou a atacar Lula e o PT. “O Brasil está pronto para decolar de vez, ou, ouso dizer, já decolou. Se for trocar o piloto agora, tem tudo para esse avião cair”, afirmou.

“Nós já sabemos que o outro piloto que está aposentado no momento e sabemos o que ele fez. Não deu certo. Vai capotar na segunda, terceira curva, se ele subir nessa Ferrari chamada Brasil’, acrescentou Bolsonaro, em referência ao petista.

Segundo turno

De acordo com o candidato à reeleição, no segundo turno presidencial, o foco da campanha é a camada mais pobre da população. “Nós temos uma guerra de novo, com data marcada, 30 de outubro. [Temos que] conversar com pessoal chão de fábrica, os mais humildes. Mostrar como está a vida deles e como estava no passado. Reconhecer que muita coisa subiu de preço na pandemia [de Covid-19], [mas] subiu no mundo todo, mostrar o que foi feito e a esperança”, completou.



Leia também:

Terra Brasil Notícias