AGORA: Seções eleitorais são abertas; mais de 156 milhões estão aptos a votar no 1º turno

AGORA: Seções eleitorais são abertas; mais de 156 milhões estão aptos a votar no 1º turno

Começa o horário de votação! Segundo o TSE, as urnas vão ser abertas às 8h e os eleitores podem votar até as 17h, no horário de Brasília. Atenção: neste ano, o horário será unificado. Com isso, há mudanças para os eleitores de Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

Ao menos 9 capitais brasileiras – Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís – oferecerão transporte público com tarifa zero neste domingo (2) para facilitar a circulação dos eleitores

Outras capitais terão frota maior ou esquema diferente do normalmente empregado aos domingos: Belém, Belo Horizonte, Recife e São Paulo.

A Justiça Eleitoral incorporou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação deste ano: os eleitores terão um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos.

Durante um curto intervalo, depois que o eleitor digitou o número de um candidato, a tela vai mostrar um aviso: “confira seu voto”. O tempo servirá para que o eleitor observe, mais uma vez, se o número e o candidato estão corretos.

Ao longo desse segundo, se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto, não acontece nada – a urna não vai atender ao comando. Em vez disso, vai apenas emitir um alerta sonoro.

O eleitor, no entanto, pode ficar tranquilo. Caso isso ocorra, a votação seguirá normalmente. Não haverá interrupção nem anulação de voto, e não será preciso recomeçar o processo.



Leia também:

Terra Brasil Notícias