Novo caminhão elétrico da Mercedes será capaz de rodar 500 quilômetros

Novo caminhão elétrico da Mercedes será capaz de rodar 500 quilômetros

O Mercedes e-Actros Long Haul está sendo apresentado no Salão de Hannover, na Alemanha

Foi apresentado no Salão de Hannover, na Alemanha, o Mercedes e-Actros Long Haul. O novo modelo da Daimler Truck é o primeiro no mercado de caminhões de alta autonomia, tendo a capacidade para transportar 42 toneladas. O veículo tem uma autonomia de até 500 quilômetros e a previsão é que a produção inicie no início de 2024
O Salão de Hannover retorna de forma presencial após dois anos por conta da Covid-19 e acontece aberto ao público de 20 a 25 de setembro. 

Em comparação, o e-Actros disponível hoje no mercado tem menor capacidade de carga e pode rodar até 300 km.

Um dos diferenciais do e-Actros Long Haul é de que segundo a montadora as baterias podem ir dos 20% aos 80% de carga em 30 minutos, desde que o caminhão esteja plugado a carregadores de alta potência. O projeto do caminhão foi criado para utilizar este tipo de energia já que elas são espalhadas pelo chassi com o intuito de aproveitar ao máximo o espaço para carga. 

A rede de recarga está sendo desenvolvida por meio de parceria entre os Daimler Truck, Traton (Volkswagen e Scania) e Volvo

Além do e-Actros, o grupo Daimler Truck apresenta caminhões movidos a pilha de hidrogênio, além do modelo compacto e-Canter, que traz a marca Mitsubishi.

Os novos veículos fazem parte da estratégia de desverticalização da empresa, que passaram a utilizar mais componentes de fornecedores. 

Desde fevereiro, a empresa passou a se chamar Mercedes-Benz Group AG (antes era denominada Daimler Group AG). A unidade de caminhões foi rebatizada como Daimler Truck, uma empresa independente que conta com ações na bolsa de Frankfurt.




Leia também:

Terra Brasil Notícias