Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter (preliminar) abalou o centro do México nesta segunda-feira (19), na mesma data em que se rememorava a ocorrência de dois potentes terremotos que deixaram milhares de mortos em 1985 e 2017 – informaram autoridades locais.
No Twitter, o Serviço Sismológico Nacional relatou que o epicentro do tremor se localizou 59 km ao sul de Coalcoman, no estado de Michoacán, na costa do Pacífico.
A Defesa Civil descartou risco de tsunami.
O tremor ativou o alerta sísmico, que soa um minuto antes de o fenômeno ocorrer, provocando cenas de pânico em vários setores da capital, de 9,2 milhões de habitantes.
“Até agora, não foram reportados danos”, escreveu em sua conta no Twitter a prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum.
“Foi horrível. Descemos quando sentimos (o tremor), quando o alarme soou”, disse à AFP Karina Suárez, de 37 anos, do lado de fora do prédio onde mora, na Colonia Roma.
O alerta sísmico, seguido do tremor, soou menos de uma hora depois de milhões de pessoas participarem de uma simulação nacional, realizada todo 19 de setembro.
Este é o terceiro sismo registrado em 19 de setembro na história do México, depois do ocorrido em 1985, com magnitude de 8,1 graus e que deixou mais de 10.000 mortos, a grande maioria na capital.
Nessa mesma data em 2017, outro sismo de 7,1 graus impactou o centro do país, deixando 369 mortos. (AFP)