URGENTE: Procuradoria do RJ pede impugnação da candidatura de Wilson Witzel

URGENTE: Procuradoria do RJ pede impugnação da candidatura de Wilson Witzel

Candidato ao governo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PMB) corre o risco de ficar de fora das eleições. Isso porque a Procuradoria Regional do Estado do Rio (PRE-RJ) pediu a impugnação de registro de sua candidatura nesta quinta-feira (18).

Na ação, a PRE-RJ argumenta que, após seu impeachment em 2021, o ex-governador foi condenado por um tribunal misto à perda do mandato e à inabilitação para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de cinco anos. Apesar da destituição do poder Executivo estadual, Witzel foi escolhido candidato em convenção partidária no fim de julho.

– A condenação imposta a Wilson José Witzel o restringe de exercer seus direitos políticos passivos e qualquer outro cargo público, ainda que não seja de natureza política, como é o caso daqueles providos por concurso público, por exemplo — diz um trecho do documento.

Na terça-feira (16), o Ministério Público Federal contestou também as candidaturas de César Maia (a vice-governador, na chapa de Marcelo Freixo), Daniel Silveira (Senado), Washington Reis (vice-governador na chapa de Cláudio Castro) e mais 7 candidatos a deputados.

Em levantamento da pesquisa Ipec, divulgado na segunda-feira (15), Wilson aparecia com 4% nas intenções de voto, atrás de Cláudio Castro (PL), que tem 21%, e Marcelo Freixo (PSB), com 17%. Entretanto, está empatada tecnicamente com Rodrigo Neves (PDT), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Alves (UP).

FONTE: PLENO NEWS




Leia também:

Terra Brasil Notícias