Engatou a ré: Líder da Câmara dos EUA agora diz que a ‘China é uma das sociedades mais livres do mundo’

Engatou a ré: Líder da Câmara dos EUA agora diz que a ‘China é uma das sociedades mais livres do mundo’

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta terça-feira, 9, que a China é “uma das sociedades mais livres do mundo”. Em entrevista concedida à apresentadora Savannah Guthrie, da rede de televisão NBC, a democrata enfatizou a importância de sua viagem bipartidária a Taiwan, que foi recebida com ameaças pelo Partido Comunista Chinês (PCC).

“Não fomos lá para mudar nossa política”, afirmou Pelosi. “Ainda apoiamos a política de Uma Só China. Vamos lá para reconhecer que o statu quo é a nossa política. Não há nada de perturbador nisso. Trata-se apenas de dizer que a China é uma das sociedades mais livres do mundo.”

E prosseguiu. “É uma democracia forte, de pessoas corajosas”, disse Pelosi. “Amanhã, teremos uma coletiva de imprensa; você ouvirá sobre o orgulho que tivemos em ir lá, a recepção que recebemos. Os membros do Congresso podem mostrar seu apoio a países e democracias que são nossos amigos. E, de acordo com a Lei de Política de Taiwan, a ilha é nossa amiga.”

O PCC mobilizou uma série de tanques anfíbios e caças militares para Xiamen, cidade costeira ao longo do Estreito de Taiwan, em uma resposta à visita de Pelosi à ilha. A democrata desembarcou na capital, Taipé, em 2 de agosto.




Leia também:

Terra Brasil Notícias