Coligação do PP com o PL foi confirmada na convenção nacional do partido; Bolsonaro e Michelle foram caminhando do Palácio do Planalto ao evento, na Câmara dos Deputados
O Partido Progressistas (PP) oficializou, nesta quarta-feira (27), o apoio á candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. A coligação do PP com o PL foi aprovada por aclamação na convenção nacional do partido, que acontece na Câmara dos Deputados com a presença de Bolsonaro. O mandatário desceu a rampa do Palácio do Planalto e foi caminhando até o local do evento, com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, em um trajeto de pouco mais de 500 metros.
Além de já ter tido Bolsonaro como filiado entre 2005 e 2016, o PP é um partido com relevância na composição de apoio ao governo federal. Base do chamado Centrão, abriga o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL) – a quem Bolsonaro não economizou elogios ao confirmar sua candidatura.
Outros nomes que cercam Bolsonaro têm papel importante na articulação com o governo, como o ministro das Comunicações Fábio Faria e o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PR).
Além desses nomes, um painel instalado no palco do evento estampava os rostos e colocava como “estrelas” a ex-ministra da Agricultra Tereza Cristina – que chegou a ser cotada como candidata a vice na chapa de Bolsonaro, mas foi preterida e substituída pelo ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto – o presidente em exercício do PP, deputado Cláudio Cajado (BA), e o vice, deputados André Fufuca (MA).
Além de políticos e pré-candidatos nas eleições de outubro deste ano, os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do Acre, Gladson Cameli (PP), estiveram presentes.
Barros declarou que “com mais quatro anos de Bolsonaro, o Brasil vai decolar e todos nós vamos prosperar”. “Ele pensa como nós pensamos. Aliás, foi nosso colega de partido durante anos aqui na Câmara. […] É importante o pensamento liberal para que o país avance”, acrescentou.
Bolsonaro se lançou à reeleição no último domingo (24), em evento no Maracanãzinho (RJ). A chapa dele com Braga Netto concorrendo ao cargo de vice-presidente foi aprovada por unanimidade pelos correligionários do PL. O evento foi aberto ao público e reuniu 12 mil pessoas dentro do ginásio, considerando a equipe que estava a trabalho.