Ciência em favor da vida: Conheça as possibilidades de tratamentos contra infertilidade

Ciência em favor da vida: Conheça as possibilidades de tratamentos contra infertilidade

Desde o nascimento do primeiro bebê de proveta, a britânica Louise Brown, tivemos uma evolução gigantesca no entendimento da reprodução humana, bem como de formas para superar causas da infertilidade. O avanço da ciência tornou maior a chance de engravidar e, assim, de realizar o sonho de gerar uma nova vida.

Exames e técnicas sofisticadas hoje permitem selecionar e implantar os melhores embriões, garantindo altas taxas de efetividade na reprodução assistida, com índices que podem superar os 50%. É possível, também, identificar anomalias e doenças genéticas antes mesmo de o embrião ser transferido ao útero.

Outro avanço importante está na possibilidade de congelar óvulos, sêmen e até mesmo embriões. A medida é recomendada para pessoas e casais que desejam planejar uma gestação após certa idade, ou então para pacientes em tratamento de câncer. O procedimento preserva a qualidade dos gametas e aumenta as chances de gravidez.
Temos também um entendimento mais claro sobre os efeitos de diversos fatores em relação à fertilidade. Consumo de drogas e bebidas, obesidade e idade avançada são determinantes para a possibilidade de concretizar a gestação.

Distúrbios como infecções sexualmente transmissíveis, varicocele e endometriose, além de quadros emocionais, também interferem nas tentativas. Assim, é primordial que o paciente cultive hábitos saudáveis e faça acompanhamento médico regular, preservando sua qualidade de vida e, por consequência, uma melhor saúde reprodutiva.
Além de tudo isso, deve-se ter em mente que não conseguir engravidar não precisa ser um martírio. É uma situação que afeta pelo menos 15% dos casais em todo o mundo. Buscar ajuda profissional é mais do que adequado, se necessário, e não o diminuirá enquanto homem ou mulher.

A ciência evoluiu muito e está a serviço daqueles que desejam realizar o sonho de ter um filho. Infertilidade não é um tabu: é um problema que deve ser enfrentado — e as técnicas e conhecimentos contra isso estão disponíveis para superar esse desafio. Faça uso das alternativas existentes. A vida agradece.

Créditos: Correio do Povo.




Leia também:

Terra Brasil Notícias