Busca por vasectomia cresce 900% nos EUA após decisão da Corte sobre aborto

Busca por vasectomia cresce 900% nos EUA após decisão da Corte sobre aborto

Cirurgia é recomendada para homens que não querem mais ter filhos

O interesse no procedimento de vasectomia aumentou nos últimos dias nos Estados Unidos. Com a derrubada do direito constitucional ao aborto no país pela Suprema Corte, no fim de junho, médicos estão recebendo demandas até 900% maiores, informa a rede de TV FOX News. A vasectomia é uma cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. O procedimento interrompe a circulação dos espermatozoides, produzidos pelos testículos, impedindo a gravidez.

“O número de pessoas que procuram fazer uma vasectomia aumentou em 900%”, disse um médico urologista do Estado de Kansas ao canal norte-americano. “Normalmente, são cerca de três em um fim de semana, mas no fim de semana passado foram 50 pessoas.”

Segundo reportagem do jornal The Washington Post, o fenômeno é nacional. “Médicos de todo o país estão vendo um grande aumento nos pedidos; homens com menos de 30 anos são os que mais estão em busca do procedimento.”  Em Los Angeles, de acordo com a mesma publicação, houve aumento de 300% a 400% na busca pelo procedimento. 

Em 24 de junho deste ano, a Suprema Corte dos EUA decidiu reverter a legislação do país referente ao direito ao aborto em âmbito federal. O principal tribunal norte-americano derrubou uma lei em vigor desde 1973. Com a decisão, a legalidade do aborto fica sob responsabilidade dos Estados. 




Leia também:

Terra Brasil Notícias