O G1 cometeu um equívoco ao noticiar na manhã desta segunda-feira (29) que um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria sido encontrado entre os pertences do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). A informação foi dada por Daniela Lima em seu blog, cometendo uma grave fake news sobre o filho “02” de Jair Bolsonaro.
A jornalista se retratou, veja abaixo:
Daniela Lima se retrata após dizer que computador da Abin estaria com Carlos Bolsonaro pic.twitter.com/N0JGPYnA1Q
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) January 30, 2024
Na realidade, o computador da Abin foi descoberto na residência do militar Giancarlo Gomes Rodrigues, também alvo da operação da Polícia Federal realizada na manhã desta segunda-feira, com buscas e apreensões em endereços de pessoas suspeitas de envolvimento com o esquema de espionagem ilegal na Abin.
A informação incorreta foi divulgada no Blog da Daniela Lima e também foi transmitida pelo Conexão GloboNews. O post original foi removido.
Giancarlo é ex-assessor do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que chefiou a Abin durante o governo de Jair Bolsonaro. A esposa desse militar é funcionária da agência. A PF apreendeu o computador para realizar perícia e verificar quem, de fato, utilizava o equipamento.
Com informações de G1