Na manhã desta segunda-feira (29), um incidente envolvendo um caminhão carregado de ácido sulfônico na SC-418, próximo à Serra Dona Francisca, em Joinville (SC), resultou na interrupção do fornecimento de água para a cidade.
AGORA: vazamento de ácido sulfônico em Joinville polui rio e cidade declara estado de emergência pic.twitter.com/veszP5O3SR
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) January 29, 2024
A carga de ácido sulfônico, considerada altamente perigosa pela polícia, atingiu o rio Cubatão, que passa na região. O produto “avança com velocidade pelas águas”, informou a prefeitura em nota.
Como medida preventiva, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Cubatão foi fechada. Isso afeta 34 bairros do município, conforme a prefeitura.
Ainda não há um balanço das dimensões da contaminação do rio. O abastecimento só será normalizado após análises químicas das amostras de água provarem que não há risco para consumo.
A interdição persiste na SC-418, nas proximidades do quilômetro 14, onde ocorreu o acidente. O condutor do caminhão sofreu ferimentos leves.
Em resposta à situação, a Prefeitura de Joinville decretou estado de emergência. A Companhia Águas de Joinville, responsável pelo abastecimento da cidade, emitiu um alerta sobre a importância de economizar água.
A Águas de Joinville também comunicou que os níveis dos reservatórios estão diminuindo rapidamente. Por volta das 10h30, a média dos reservatórios era de 50%, o que é suficiente para apenas mais quatro horas de consumo.
Com informações de Gazeta Brasil