Foto: Reprodução.
A família do aluno de 11 anos que teria sido vítima de abuso por parte de oito colegas, com idades entre 13 e 16 anos, na escola de Vimioso, distrito de Bragança/Portugal, está recebendo apoio psicológico, conforme informou a Associação de Pais.
Segundo informou a TVI Notícias, o próprio irmão da vítima estaria estre os abusadores.
A presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vimioso, Sofia Sardinha, revelou que foi informada da situação pelo presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vimioso três dias após o alegado episódio de abuso, ocorrido em 19 de janeiro.
“Nesse sentido, prestei todo o apoio possível à criança e à mãe, sendo que a família da vítima, neste momento, está a receber acompanhamento psicológico. Tenho conhecimento de que estão a decorrer processos disciplinares aos alunos agressores, estando o caso entregue também ao Ministério Público”, afirmou Sofia Sardinha em comunicado.
O presidente da CPCJ de Vimioso, António Santos, confirmou o apoio psicológico à família da vítima e informou que a criança tem uma consulta de pedopsiquiatria marcada para 30 de janeiro.
O episódio teria ocorrido por volta das 12:30 de 19 de janeiro, com o uso de uma vassoura, no interior da escola. Segundo relatos, pelo menos uma funcionária estava presente, mas não interveio para conter os supostos agressores.
As autoridades só foram informadas da ocorrência na segunda-feira, 22 de janeiro, e o aluno foi levado ao Centro de Saúde de Vimioso e posteriormente ao Hospital de Bragança, apresentando arranhões e queixas.
A Polícia Judiciária esteve no local na terça-feira, 23 de janeiro, e a vítima foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal, no Porto, para perícias, cinco dias após o alegado episódio.
O Ministério da Educação informou que o Agrupamento de Escolas de Vimioso instaurou 10 processos disciplinares aos alunos envolvidos no caso. O Agrupamento ainda não respondeu às questões da Lusa, e a diretora Ana Paula Falcão não atendeu as chamadas.
Com informações SIC Notícias.