Foto: Reprodução.
Uma pesquisa recente indica que o uso de remédios como Ozempic pode induzir outro efeito benéfico para além do controle de açúcar no sangue e da perda de peso. De acordo com o trabalho publicado na revista Scientific Reports, a medicação pode levar a um menor consumo de álcool.
Os pesquisadores da Universidade de Virgínia decidiram investigar o assunto após se depararem com depoimentos de pessoas dizendo sentir menos vontade de beber após o remédio. “As pessoas relatavam beber menos, experimentavam menos efeitos quando o bebiam e diminuam as chances de consumo excessivo”, explicou a neurocientista Alexandra DiFeliceantonio, autora principal do trabalho, ao site da Virginia Tech.
Análise de depoimentos
Ao analisarem 1,5 mil publicações em redes sociais sobre a semaglutida e a tizepartida, os pesquisadores perceberam que 71% delas falavam sobre um menor desejo de beber.
Em seguida, eles conduziram um estudo de mundo real com 153 voluntários: metade tomou os remédios e a outra metade serviu como grupo controle. Os voluntários que tinham o hábito de beber e passaram a usar a medicação começaram a beber menos. Antes a média era de quatro bebidas por dia e, depois do remédio, passou a ser de duas doses. As pessoas do grupo que ingeriram placebo não experimentaram alterações em seus hábitos.
Os efeitos da bebida, seja a euforia registrada inicialmente ou o ponto depressivo posterior, também foram reduzidos entre os voluntários que tomaram a medicação.
Os pesquisadores destacam que ainda não está detalhado como o remédio contribui para a redução do desejo de álcool e que são necessárias mais evidências para que ele seja usado para combater o vício em bebidas. Reforçam ainda que pretendem ampliar a análise e colaborar neste campo de estudos.
O que é o Ozempic?
As canetas são indicadas para o tratamento da diabetes.
Elas atuam imitando hormônios que regulam o açúcar no sangue e também diminuiem o apetite.
O efeito de emagrecimento fez a medicação ser usada “off label”, mas este uso não é apoiado pelo fabricante.
Ozempic e similares serão investigadas por gerar pensamentos suicidas Injeções para perda de peso serão analisadas na Europa por terem possível elo com casos de depressão profunda e automutilação.
Créditos: Metrópoles.