Beatriz Reis, atriz e vendedora participante do BBB 24, revelou durante uma conversa na casa que só consegue realizar suas necessidades quando está de pé sobre o vaso sanitário. Devido à consideração dessa posição como perigosa, a produção do programa instalou uma placa no banheiro, solicitando aos participantes que evitem subir no vaso.
Apesar dos potenciais riscos associados a essa postura, a maioria dos especialistas concorda que agachar-se é a abordagem mais benéfica para a defecação.
Saiba como executar essa prática de maneira segura
Conforme um artigo divulgado em 2019 no Journal of Education and Health Promotion, essa posição permite que os músculos abdominais sejam utilizados de forma mais eficaz, auxiliando na evacuação dos intestinos.
Embora, para a maioria da população ocidental, a posição sentada seja considerada a maneira convencional de usar o vaso sanitário devido ao seu design, ela é considerada a menos eficiente para a evacuação, uma vez que introduz dobras desnecessárias no reto, dificultando o processo.
Segundo a microbiologista alemã Giulia Enders, fazer cocô sentado pode explicar porque as hemorroidas e as doenças intestinais dolorosas, como a diverticulite, são mais comuns no Ocidente do que na Ásia, onde as pessoas têm o costume de fazer suas necessidades agachadas.
— Nós, no Ocidente, apertamos o tecido intestinal até que ele saia do fundo. Em vez disso, a maneira correta é agachar-se — disse a microbiologista alemã Giulia Enders, em entrevista ao The Guardian.
Por outro lado, subir no vaso sanitário, como faz a Beatriz, não é a maneira mais segura de agachar para fazer cocô. Em vez disso, especialistas recomendam sentar-se com os pés em um banquinho e inclinar-se para a frente.
Inclusive, um estudo feito pelo Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, concluiu que colocar os pés em um banquinho e inclinar-se para a frente é uma forma mais barata e eficaz de aliviar problemas intestinais leves em comparação com laxantes e enemas para lavagem intestinal.
Os pesquisadores dizem que o banquinho é eficaz porque muda a forma como o corpo se posiciona. Quando as pernas formam um ângulo de 90 graus em relação ao tronco, o músculo puborretal, que passa pelo assoalho pélvico, não está em repouso. O reto está dobrado e dificulta a defecação.
Colocar os pés em um banquinho deixa o corpo em uma posição de cócoras mais natural, o que afrouxa o puborretal e endireita o reto.
Extra/Globo