O Tribunal de Falências de Nova York deferiu o requerimento de recuperação financeira apresentado pela empresa aérea Gol. A decisão foi proferida na tarde desta sexta-feira (26), dando início ao procedimento para renegociar uma dívida no valor de R$ 19,5 bilhões.
Com a aprovação do sistema judiciário dos Estados Unidos, a companhia aérea estará apta a utilizar o crédito de US$ 950 milhões obtido pela Abra, o grupo controlador da Gol e Avianca.
Esses fundos serão empregados para proporcionar “substancial liquidez que apoiará as operações, que continuarão normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”, conforme declarado pela empresa.
O pedido de recuperação judicial foi entregue ontem, 25, ao Tribunal de Falências de NY. Segundo a empresa, o processo permitirá fortalecer a estrutura de capital da empresa.
Esse processo conhecido como “chapter 11” é, segundo a Gol, “utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente”.
A mesma estratégia foi usada pela Latam após a pandemia do Covid-19. Dois anos depois, a aérea de capital brasileiro e chileno conseguiu sair do processo de recuperação e, hoje, opera normalmente.
CNN Brasil