O ‘Enem dos Concursos’, certame idealizado pelo Governo Federal, promete agitar o mundo dos estudantes e concurseiros de todo o país. Segundo o edital publicado recentemente, mais de seis mil oportunidades no funcionalismo público serão disponibilizadas e as provas estão previstas para maio. No entanto, o que chama atenção agora é o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do concurso, que se encerra nesta sexta-feira (26).
Quem tem direito a solicitar a isenção
Segundo o edital do certame, os grupos que possuem ou já possuíram vínculo com o Programa Universidade para Todos (ProUni), estudantes com financiamento ativo pelo FIES, cidadãos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e doadores de medula óssea registados são isentos da taxa. A taxa de inscrição custa R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para as de nível superior.
Como solicitar a isenção
O processo para solicitar a isenção da taxa é simples e deve ser feito online. A seguir, confira o passo a passo:
- Acesse a plataforma Gov.BR por meio deste link.
- Caso ainda não possua conta na plataforma, será necessário criá-la.
- Depois de realizar a inscrição, o candidato poderá pedir a isenção da taxa clicando no opção correspondente.
- Para comprovar que se encontra em uma das condições de isenção, o candidato deverá enviar alguns documentos solicitados pela plataforma.
- Após essa etapa, o Governo Federal realizará uma consulta das informações enviadas, por meio de um cruzamento de dados com outras instituições.
- Se o direito a isenção for confirmado, o benefício será informado ao candidato.
- Em caso de negação, será possível recorrer da decisão também online pela página de inscrição.
- Se após o recurso a decisão for mantida, o candidato deverá realizar uma nova inscrição, mas dessa vez sem o pedido de isenção.