A plataforma do Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu oficialmente o período de consulta para bolsas de estudo disponíveis na edição 2024 do programa. Aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2023 e 2022 podem utilizar suas notas para pleitear bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior.
Como funciona o ProUni?
O ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa propiciar a oportunidade de estudos em instituições privadas para estudantes que não possuem condição financeira para arcar com as mensalidades. Os descontos variam de 50% a 100% do valor do curso, dependendo da renda familiar do candidato.
Para a seleção, é necessário que o candidato tenha participado de uma das duas mais recentes edições do ENEM, obtendo no mínimo 450 pontos em cada uma das cinco provas e não tendo zerado a redação. Além disso, os candidatos não podem ter participado do ENEM na condição de treineiros.
Para concorrer ao benefício também é necessário que o candidato tenha a renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa em sua família para concorrer a bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para bolsas parciais.
Leia Também:
- Prejuízo Milionário: famoso time da Série A do Brasileirão sofre roubo de quase R$ 1 milhão; entenda o caso
- Arthur Lira está irritado com líder do PL que foi alvo da PF
- Corredor tem mal súbito durante prova e morre após fazer xixi preto
Bolsas e inscrições
O período de consulta para as bolsas disponíveis já começou em 19 de janeiro. Os candidatos interessados podem buscar no Portal Único do Ensino Superior quais são as universidades privadas que oferecem bolsa pelo programa e quais são os cursos disponíveis.
Os períodos de inscrições para a primeira edição do ProUni 2024 seguem até o dia 1 de fevereiro. Durante esse prazo, os interessados devem preencher uma ficha por meio da qual escolhem um curso para disputar a vaga.
Os selecionados na primeira chamada devem comprovar as informações fornecidas entre os dias 6 e 20 de fevereiro. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 do mesmo mês, com o período de comprovação das informações acontecendo até o dia 7 de março.
Para aqueles que não forem selecionados nas duas primeiras chamadas, ainda há a possibilidade de incluir o nome na lista de espera entre os dias 14 e 15 de março, cuja divulgação ocorrerá no dia 18 do mesmo mês.
Os prazos para matrícula variam de acordo com cada instituição, significando que os aprovados devem se atentar às orientações específicas da universidade escolhida.
Potencial impacto para os alunos
A possibilidade de acesso a estas oportunidades de estudo por meio do ProUni tem o potencial de impactar de forma significativa a vida dos estudantes, dando-lhes chance para prosseguir seus estudos em instituições privadas de renome, muitas das quais poderiam estar fora de seu alcance financeiro sem ajuda do programa.