Segurança de Lula durante a campanha eleitoral de 2022, Alexsander Castro de Oliveira assumiu a chefia da Diretoria de Proteção à Pessoa da Polícia Federal (PF). A nomeação dele consta na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 24, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Alexsander é delegado da PF. Até o ano passado integrava a secretaria extraordinária de Segurança Imediata. Além de Lula, ele também respondia pela segurança da primeira-dama, Janja. Esta secretaria foi criada por decisão do presidente no início do ano, após a primeira-dama demonstrar desconfiança com relação à militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), então responsáveis pela função.
A secretaria foi extinta em agosto quando o presidente Lula alterou a estrutura do Gabinete de Segurança institucional (GSI) e optou por um modelo hibrido para segurança dele e da esposa, com participação também da Polícia Federal.
Já a Diretoria de Proteção à Pessoa foi criada em outubro do ano passado, um mês depois da extinção da secretaria.
De acordo com a PF esta estrutura tem por objetivo executar e avaliar as atividades de segurança de dignitários estrangeiros, familiares do presidente da República e do vice-presidente da República, autoridades federais e depoentes especiais.
A Diretoria será ainda responsável por apoiar, no âmbito de suas competências legais, a segurança do presidente da República e do vice-presidente da República, quando determinado pela respectiva autoridade.
O Antagonista