A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aponta para um aumento de 5,6% na conta de luz dos brasileiros em 2024. A projeção supera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), previsto para ser 3,9% no mesmo período.
O que aumentou a conta de luz?
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, identificou alguns fatores que contribuem para o aumento projetado. Entre eles, o acréscimo da carga de energia causado pelo crescimento do país e os encargos setoriais, determinados pelo governo e pelo Congresso Nacional.
No ano passado, a Aneel previu um aumento de 6,8% na conta de luz, mas o aumento real foi de 5,9%.
O impacto das fortes chuvas e a conta de luz
Feitosa também respondeu a perguntas sobre como as recentes chuvas fortes, que afetaram principalmente São Paulo e Rio Grande do Sul e levaram a interrupções de energia, poderiam impactar o custo da eletricidade. Ele explicou que, sempre que ocorre uma interrupção no fornecimento de energia, o consumidor é compensado e as empresas responsáveis pela interrupção do serviço são multadas.
Leia Também:
- Vídeo impressionante registra momento de colisão entre trem e carro em SC; VEJA
- URGENTE: Ronnie Lessa revela nome do mandante do caso Marielle em delação premiada, diz The Intercept; VEJA
- Homem sobrevive a injeção letal e vai enfrentar execução inédita nos EUA; entenda como funciona
Fiscalização às empresas de distribuição de energia
Feitosa informou que Aneel está mantendo uma supervisão rigorosa sobre as empresas de distribuição de energia. “Quando olhamos para os últimos cinco anos, as multas aplicadas a essas empresas foram bastante altas”, disse ele. “Desde o início, a Aneel tem agido com firmeza, exigindo ação das empresas, e durante todos esses anos, foram aplicadas multas altas”.