O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse estar preocupado com a possível volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos no próximo ano. Em entrevista ao Channel 4 News, afirmou temer que o republicano faça acordos que favoreçam a Rússia em detrimento dos interesses da Ucrânia.
Zelensky também afirmou considerar “muito perigosa” a declaração de Trump de que poderia encerrar a guerra em 24 horas.
“Mesmo que a sua ideia [de acabar com a guerra] – que ninguém ouviu ainda – não funcione para nós, para o nosso povo, ele fará de tudo para implementar a sua ideia de qualquer maneira. E isso me preocupa”, acrescentou.
Afirmou ainda que convidaria Trump para visitar a Ucrânia, mas apenas se o ex-presidente cumprir sua promessa de acabar com a guerra.
“Donald Trump, convido você para a Ucrânia, para Kiev. Se você conseguir parar a guerra durante 24 horas, acho que será o suficiente”, disse.
Em setembro, Trump disse que, se fosse reeleito presidente, resolveria a guerra em 24 horas, mas ele se recusou detalhar seu plano de paz: “Se eu contar exatamente, perco todas as minhas moedas de troca”, afirmou na ocasião.
“Quero dizer, você realmente não pode dizer exatamente o que vai fazer. Mas eu diria certas coisas a Putin. Eu diria certas coisas a Zelensky”, afirmou o republicano.
Putin quer Trump
Fiona Hill, ex-funcionária do Conselho de Segurança Nacional dos EUA e especialista em assuntos russos e europeus, explicou recentemente por que Vladimir Putin estaria ansioso pelo retorno do ex-presidente Donald Trump ao governo dos Estados Unidos.
De 2017 a 2019, Hill foi assessora sênior de Segurança Nacional na Casa Branca de Trump. Em 2013, ela publicou Mr Putin: Operative in the Kremlin.
Fiona Hill comentou no podcast One Decision, as relações entre o líder russo e o o ex-presidente dos Estados Unidos:
“Você sabe, obviamente, Putin já tem o número de Trump há algum tempo, ele sabe como manipulá-lo… Ele tem sido muito bom na arte da bajulação com Trump. Ele vê Trump como um trunfo em muitos aspectos.”
Créditos: O Antagonista.