A nova pesquisa do Ipec sobre a sucessão estadual no Rio de Janeiro mostra o atual governador, Cláudio Castro, do PL, abrindo vantagem sobre seu principal adversário na disputa, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).
Apoiado por Jair Bolsonaro, Castro subiu cinco pontos percentuais —acima da margem de erro— desde o levantamento feito pelo instituto em 15 de agosto, passando de 21% para 26%. Freixo, por sua vez, oscilou positivamente (isto é, dentro da margem) dois pontos e foi de 17% para 19%. O terceiro colocado, Rodrigo Neves (PDT), vem bem atrás, com 6%.
O índice de brancos e nulos caiu sete pontos desde a última pesquisa, de 26% para 19%. Há ainda 16% de indecisos no estado.
Em um eventual segundo turno, Castro e Freixo continuam tecnicamente empatados: o governador tem 38% e o deputado, 35%, com 17% de brancos/nulos e 11% que não sabem/não responderam.
O Ipec ouviu 1.200 pessoas em 37 municípios fluminenses, entre 27 e 29 de agosto. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.