Os investimentos em renda fixa para o ano de 2024 estão cada vez mais direcionados à otimização e melhor aproveitamento das oportunidades do setor. Um cenário em que a taxa Selic diminui progressivamente e a rentabilidade de 1% ao mês se torna algo cada vez mais desafiador.
Papéis isentos de cobrança de Imposto de Renda se destacam
Uma das primeiras alternativas que tem se destacado, no cenário de busca por melhores rendimentos, são as debêntures incentivadas. Estes são títulos de dívida emitidos por empresas de setores como saneamento, energia e saúde e se transformaram em uma forte opção de investimento para o próximo ano.
LCI e LCA como opções seguras e rentáveis
As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) também se encontram entre os principais investimentos sugeridos. Elas oferecem retorno vinculado ao CDI, não sofrem com a cobrança do Imposto de Renda e ainda contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Leia Também:
- ALERTA: frente fria causa temporais no Sudeste a partir desta sexta (19); confira a previsão para as capitais
- Estudante que tirou nota 1000 no ENEM foi olhar novamente e a nota caiu drasticamente: “acho que foi um hacker”
- Satélite revela reservatórios gigantes de água congelada em Marte capazes de formar um oceano inteiro
CRIs e CRAs proporcionando diversificação de carteira
Além disso, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) surgem como boas alternativas. Mesmo não sendo emitidos por bancos, esses títulos, que são levantados por empresas securitizadoras, prometem rentabilidades atrativas e contribuem para a diversificação da carteira de investimentos.
Para o próximo ano, a expectativa é de que este perfil de investimentos que oferecem isenção fiscal seja ainda mais explorado. Vale ressaltar, contudo, que a rentabilidade de tais ativos está diretamente ligada à variação da taxa Selic, o que significa que oscilações nesse índice influenciarão diretamente a rentabilidade de aplicações atreladas ao CDI.
A importância do perfil do investidor
As previsões, ainda que baseadas nas opiniões de especialistas, não devem ser consideradas como garantia de sucesso. É essencial lembrar que cada investidor possui um perfil diferente e, portanto, deve levar em conta suas características individuais antes de tomar uma decisão de investimento.