foto: reprodução
Quem for flagrado com uma CNH falsa pagará multa e pode ser preso
Foi descoberto recentemente que golpistas estão vendendo Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais falsificadas pela Internet. A CNH Digital foi lançada em 2019 e é disponibilizada por meio de um aplicativo do governo federal, que também reúne informações sobre as infrações do condutor e o documento do veículo.
De acordo com uma reportagem do Jornal Nacional, os criminosos vendem acesso ao aplicativo para que o cliente baixe a CNH e uma cópia dela em formato PDF. Os golpistas afirmam que o documento pode ser usado para se hospedar em hotéis, comprar passagens aéreas e até para entrar em shows e eventos.
O golpe funciona da seguinte maneira: os criminosos solicitam dados do interessado, como nome completo, data de nascimento, CPF ou RG, e nome dos pais. Em seguida, eles enviam o arquivo do aplicativo para a vítima instalar e inserir os dados solicitados. Os golpistas encaminham o modelo da falsa CNH que, assim como a CNH Digital original, possui um código que supostamente comprova sua autenticidade. Entretanto, ao escanear o código, ao invés de mostrarem os dados do motorista, aparece uma tela com um site para a consulta de placas.
Detecção e Consequências da Fraude
Este tipo de fraude foi detectado quando um motorista em Porto Alegre foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apresentou uma CNH Digital falsa. Após a checagem, constatou-se a fraude e o motorista foi preso.
É importante salientar que além dos golpistas, quem compra uma CNH falsa também está cometendo um crime. A pena para quem elabora ou faz uso desse documento falso pode variar de dois a seis anos de reclusão. Além disso, quem for pego dirigindo com uma dessas CNHs falsas também recebe uma multa de R$ 293, sete pontos na carteira, e pode até ser preso.
Como Se Proteger Contra Fraudes Digitais
A melhor maneira de se proteger contra esse tipo de fraude é pela conscientização. Não se deve fornecer dados pessoais para desconhecidos ou instalar aplicativos de origem duvidosa. É importante também verificar a autenticidade dos documentos digitais pelos mecanismos oficiais previstos.
O Detran ressalta que seu sistema oficial de dados é seguro e não há registros de invasões até hoje. Além disso, especialistas em tecnologia alertam para o risco de coleta e vazamento de informações ao usar aplicativos fraudulentos. Todos os dados fornecidos ficam expostos e vulneráveis para os criminosos, que podem coletar essas informações e usá-las para fins ilícitos.
BMCNEWS