A Operação Gameleira foi desencadeada pela Polícia Federal (PF) nesta manhã de quarta-feira (17), visando a detenção de um grupo envolvido em crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. As atividades ilícitas eram realizadas em conjunto com garimpeiros locais e estrangeiros nas áreas de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos, no estado da Bahia, conforme relato do Gazeta Brasil.
De acordo com as informações levantadas pela Polícia Federal, os proprietários de uma fazenda em Jaguarari organizavam e permitiam a extração de quartzo verde sem as devidas licenças ambientais ou autorizações da Agência Nacional de Mineração (ANM). A exploração irregular ocorria mediante pagamento, e o mineral extraído era exportado para a China através do porto de Salvador, em contêineres.
A ação da PF mobilizou mais de 70 policiais federais, que cumprem mandados de prisão preventiva, mandados de prisão internacional e mandados de busca e apreensão em Salvador, Campo Formoso, Jaguarari e Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, além de Petrolina, em Pernambuco. Conforme o Gazeta Brasil, os investigados enfrentarão acusações de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, com penas que somadas ultrapassam 15 anos de prisão.