Veja a imagem obtida por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), mostrando o momento em que uma célula sofre processo de degeneração após infecção pelo vírus monkeypox. Os pesquisadores isolaram o vírus a partir da amostra de um paciente infectado. Em seguida, infectaram s células em laboratório utilizadas em estudos que verificam a replicação viral. O procedimento foi realizado em laboratório de biossegurança do IOC.
A partir das imagens, foi verificado que, apesar do tamanho reduzido do vírus em relação à célula – cerca de 300 vezes menor –, ele é capaz de infectar a estrutura e se replicar com facilidade.
A pesquisa “Isolamento e estudos ultraestruturais do monkeypox vírus em células Vero a partir de amostras clínicas” é coordenada pela chefe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, Debora Ferreira Barreto Vieira, com colaboração de sua equipe (Milene Dias Miranda, Gabriela Cardoso Caldas e Vivian Ferreira), em parceria com a equipe do Laboratório de Enterovírus, chefiado por Edson Elias.