• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 4 de novembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Entenda o boicote de Janja a Arthur Lira na cerimônia do 8 de janeiro

Por Terra Brasil Notícias
14/jan/2024
Em Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Entre aliados palacianos, a ausência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na cerimônia que marcou um ano dos ataques do 8 de janeiro foi recebida como um recado de que as coisas não vão bem e uma espécie de boicote ao ato que ganhou ares de palanque do presidente Lula.

Já do lado de Lira, o que se diz é que o boicote, na verdade, partiu do Palácio do Planalto. Quem acompanhou de perto toda a organização do evento afirma que a primeira-dama Janja encabeçou as principais definições da cerimônia – do convite à composição do palco, passando também pelas autoridades que discursariam ao microfone.

Teria sido Janja, inclusive, que batizou inicialmente o evento como “Democracia Restaurada”. No entanto, ponderou-se que não houve quebra do regime democrático para ser “restaurado”. Ao fim, o ato foi nomeado como “Democracia Inabalada”.

Leia Também

Governo recebe alerta sobre ataques do Comando Vermelho durante COP30

Governo consegue emplacar senador aliado para presidir CPI das Facções no Senado em placar apertadíssimo

Novo projeto de R$ 61,5 milhões em Uberlândia vai mudar bairro tradicional e garantir mais segurança e conforto

Cadê o Lira?

Como a política mora nos detalhes, chamou atenção o fato de no convite para o evento constar apenas os nomes do presidente Lula e do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Além disso, causou espécie o fato de o vídeo divulgado durante a cerimônia também não trazer qualquer referência a Lira – o material registra os pronunciamentos de Lula, Pacheco e da então presidente do STF, Rosa Weber.

A Câmara foi acionada para ceder as imagens dos ataques, mas em nenhum momento aventou-se colocar qualquer declaração feita por Lira, que também repudiou do plenário os ataques “criminosos” no dia seguinte à destruição.

Ato político

Conforme mostra reportagem de VEJA desta semana, o presidente Lula pegou carona no 8 de janeiro para atacar seus inimigos – em especial o ex-presidente Jair Bolsonaro – e fazer elogios a seu governo.

Na véspera do ato, e em mais um sinal de que seria um evento de governo, e não de Estado, Janja também escolheu a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, para abrir os discursos. Fiel aliada de Lula, a petista cobrou a “devida punição” a quem tentou “destruir” a democracia e, ao fim, puxou o bordão “Sem anistia”, comumente repetido após a vitória de Lula em 2022, em referência a uma eventual prisão de Bolsonaro.

Lira era aliado do ex-presidente e, na Câmara, tenta manter os laços com partidos independentes e de oposição ao governo, que somam maioria na Casa. Ele iria discursar no evento, ao lado de figuras que não representam chefes de poderes, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

No entanto, na noite anterior ao evento, o deputado alagoano telefonou para Lula para informar que um familiar estava doente e, assim, não iria mais comparecer. O problema de saúde é real, mas, como se vê, não o único motivo para a ausência de Lira.

Créditos: VEJA.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Campo magnético da Terra confirma destruição de cidade citada na Bíblia

PRÓXIMO

Terra atinge Periélio em 2024: o que isso realmente significa?

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se