Os corpos das quatro vítimas da queda do helicóptero durante voo entre São Paulo e Ilhabela, no Litoral Norte, foram liberados do Instituto Médico Legal de São José dos Campos por volta das 17h30 desse sábado (13). Informações preliminares da necropsia apontam que a provável causa da morte das pessoas que estavam na aeronave seja politraumatismo.
Os cadáveres foram retirados nessa manhã do local onde a aeronave caiu, em uma área de mata fechada, no município de Paraibuna. Por conta do mau tempo, o deslocamento foi feito por terra e demorou horas pelo fato de o lugar ser de difícil acesso.
Os corpos chegaram no IML de São José por volta das 14h40 e, segundo apuração do jornalismo da Band feita no local, a necropsia realizada apontou que a causa da morte das quatro vítimas provavelmente seria politraumatismo. Isso significa há grandes chances de que todos morreram com o impacto da queda da aeronave.
Todos estão sendo levados para IML da capital paulista e amanhã devem ser liberados para a realização dos sepultamentos. Familiares das vítimas já aguardam a chegada dos corpos no instituto, que fica na região central de São Paulo.
As vítimas são Luciana Rodzewics, de 45 anos, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos, que são mãe e filha, Raphael Torres, de 41 anos, amigo da família, e o piloto Cassiano Teodoro, de 44 anos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o piloto não tinha autorização para fazer taxiamento aéreo, o que é negado pela defesa dele. Em nota oficial, a advogada de Cassiano afirma que se tratava de uma viagem entre amigos.
O acidente é investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). No local onde foi encontrada a aeronave, nessa sexta-feira, o órgão realizou a coleta de dados, a verificação inicial de danos causados à aeronave e pela aeronave, e o levantamento de outras informações. Segundo o CENIPA, o trabalho deve ser concluído no menor tempo possível.
O helicóptero desapareceu no dia 31 de dezembro, depois de decolar do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, a caminho de Ilhabela, no Litoral Norte. Por causa do mau tempo, o piloto chegou a fazer um pouso em uma área próxima da represa de Paraibuna. Em seguida, decolou novamente, mas o helicóptero acabou caindo em meio à mata fechada, ainda no município de Paraibuna.
Fonte: Band.