Se você visse esse animal em destaque na foto, acharia que é o que? Uma aranha? Pois saiba que se trata da calda de uma cobra – por mais estranho que isso possa parecer. A espécie é a Pseudocerastes urarachnoides, conhecida popularmente como víbora com chifres de cauda de aranha.
Este tipo de cobra não é apenas diferente na aparência, mas, também, na forma de caçar: ao invés de perseguir as suas presas, ela simplesmente fica parada esperando que cheguem até ela.
Para atrair a refeição, o animal move a ponta da sua cauda, que se assemelha a um aracnídeo rastejante, mas, na verdade, é uma protuberância de tecido com longas gavinhas de cada lado, de acordo com o Science Alert.
Em repouso, essa parte do corpo até parece inofensiva, só que com um movimento “ganha vida”. Outro destaque da Pseudocerastes urarachnoides é que ela consegue se integrar completamente ao seu habitat rochoso, tornando-se quase invisível para os predadores.
Comportamento sofisticado
Poucas unidades dessa cobra já foram avistadas – uma delas foi mantida preservada no Field Museum of Natural History, em Chicago, nos Estados Unidos, durante 35 anos – e, ao longo das décadas, os cientistas nem sabiam ao certo o que ela era.
Foi apenas em 2003 que outro indivíduo foi encontrado e aí se confirmou ser uma espécie totalmente nova. Ainda assim, o seu comportamento seguia desconhecido. Até que pesquisadores do Irã, após anos de observação na natureza, fizeram algumas descobertas.
Segundo eles, as víboras com cauda de aranha passavam, em média, cerca de um terço do tempo abanando o rabo em locais importantes de emboscada. Quando uma presa aparecia, a intensidade do movimento aumentava cerca de quatro vezes.
O Science Alerta destaca que, embora outras cobras também usem táticas de cauda semelhantes durante a caçada, processo que é chamado de atração caudal, o mimetismo empregado pela Pseudocerastes urarachnoides é excepcionalmente sofisticado. E esse “truque” funcionar melhor em aves migratórias, que não estão tão familiarizadas com os riscos.
Fonte: Um Só Planeta/Globo.