Imagens de uma câmera de segurança da concessionária Tamoios registram a passagem de um helicóptero que pode ser a aeronave Robinson R44 que desapareceu em São Paulo no dia 31 de dezembro.
Ainda não há confirmação oficial se o equipamento visto é ou não o PR-HDB, que tinha quatro pessoas a bordo e está sendo procurado há 11 dias.
Veja os vídeos:
O vídeo foi gravado no dia 31 no km 58 da Rodovia dos Tamoios, em Paraibuna (SP), no Vale do Paraíba, na direção do litoral norte. Nas imagens, é possível ver um helicóptero voando baixo perto da vegetação. Em linha reta, o local fica a cerca de 30 quilômetros de Ilhabela, para onde a aeronave desaparecida iria.
O helicóptero aparece no vídeo por cerca de 20 segundos e em seguida sai do campo de visão. Não é possível ver nenhum sinal do que acontece a partir de então.
Segundo o registro da câmera, a imagem foi captada às 14h07. O local onde a aeronave foi vista fica perto de um barranco e às margens da Represa de Paraibuna. Fontes policiais informaram à CNN que, nos próximos dias, focarão as buscas no entorno dessa área.
O último contato feito pelo piloto Cassiano Tete Teodoro e o heliponto onde a aeronave pousaria, em Ilhabela, ocorreu por volta das 14h49. O comandante relatou condições climáticas ruins e dificuldade para chegar ao destino. Outros dois passageiros também enviaram mensagens para pessoas próximas e fizeram relatos semelhantes.
Veja o local onde o vídeo foi gravado:
Procurada, a concessionária Tamoios confirma que forneceu na última quarta-feira (10) as imagens para a polícia. A empresa também confirmou que a gravação foi feita no km 58, mas não deu mais detalhes.
A Polícia Civil informa que “o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) possui conhecimento dos locais exibidos das imagens e as buscas já estão em andamento”. “As forças de segurança continuam prestando assistência aos trabalhos, que estão sendo coordenados pela Força Aérea Brasileira (FAB)”, acrescenta.
A CNN pediu um posicionamento da FAB, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta reportagem.
Relembre o caso
O Robinson R44 prefixo PR-HDB decolou no início da tarde do dia 31 do aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, e iria para Ilhabela.
Quatro pessoas estavam a bordo. Além do piloto, estavam na aeronave o empresário Raphael Torres, 41, a comerciante Luciana Rodzewics, 46, e a filha dela, Luciana Rodzewics, 20.