O primeiro debate entre os candidatos à Presidência, a ser realizado às 21h deste domingo (28) pela Band, deixará os três presidenciáveis com maior intenção de votos nas pesquisas eleitorais lado a lado: Jair Bolsonaro (PL) estará à direita de Lula (PT), que, por sua vez, estará ao lado de Ciro Gomes (PDT).
O presidente terá uma vantagem, ganhada por meio de sorteio, sob os concorrentes: ele será o primeiro a escolher um adversário para responder a pergunta que ele desejar no primeiro bloco do debate. A expectativa é que o candidato à reeleição opte por aproveitar a chance para enquadrar o ex-presidente Lula e questioná-lo com alguma pergunta polêmica sobre algum tema, como corrupção ou temas sensíveis, como legalização do aborto ou da maconha.
Os assuntos têm grande resistência, inclusive, no eleitorado evangélico, parte da população que o petista tem perdido preferência ao longo do último mês, de acordo com o Datafolha, e podem ser usados pelo presidente para aumentar a rejeição ao nome de Lula. Em seguida, os sorteados para escolher o embate direto são Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (UB), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB). A ordem também favorece Ciro Gomes (PDT), que poderá, antes de Lula, questionar Bolsonaro, o candidato que está à frente dele nas pesquisas eleitorais. A informação é do Diário de Pernambuco.
Lula, por sua vez, aparece com uma chance menor de ter um primeiro bloco impactante ao eleitorado. As regras do debate definem que cada candidato deverá perguntar a um adversário, e o escolhido não poderá ser convocado para o embate outra vez neste bloco.
Assim, com Bolsonaro e Ciro à sua frente, Lula pode ter que escolher, por eliminação, um candidato com baixa representatividade eleitoral e não terá chances de conquistar o eleitorado de um adversário que tem grande apoiadores.
O jogo poderá mudar no último bloco, quando está previsto um novo embate direto cuja ordem é Ciro Gomes, Lula, Bolsonaro, Tebet, Soraya Thronicke e Felipe D’Avila. Lula poderá, dessa vez, escolher entre os concorrentes de maior representatividade: Ciro ou Bolsonaro.
O debate é promovido em conjunto entre a Band e os veículos de comunicação Uol, Folha de S. Paulo e TV Cultura e contará com a transmissão simultânea nos canais de televisão Band e TV Cultura, nos sites dos veículos parceiros e pelo canal Band Jornalismo no Youtube.
De acordo com a Folha, os presidenciáveis que estarão no debate foram escolhidos por serem de partidos com representantes na Câmara dos Deputados, parâmetro eleitoral utilizado também para definir o tempo de cada um no horário eleitoral gratuito.