Depois de o engenheiro de software Blake Lemoine tomar as manchetes da imprensa internacional em junho deste ano – afirmando que a Inteligência Artificial criada pelos engenheiros do Google era senciente (entenda abaixo) – a Gigante das Buscas vai iniciar uma nova etapa de testes do Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo, a IA LaMDA 2.
Os engenheiros precisam que a inteligência artificial seja testada por pessoas comuns, a fim de aprimorar ainda mais as capacidades de entendimento e conversação do chatbot.
Segundo o Google, os mecanismos de inteligência artificial possuem objetivos distintos. No caso da LaMDA, os responsáveis pelo projeto querem que ela consiga se comunicar com humanos de maneira tão natural quanto se conversa com qualquer ser humano. A informação é do Portal Metrópoles.
Alcançar tal nível de naturalidade e compreensão da linguagem humana implica em expor a inteligência artificial a conversas reais, a melhor forma de treinar a tecnologia de maneira adequada.
Para isso, o Google está liberando o acesso à ferramenta para pessoas de fora da empresa. No entanto, os testes públicos também precisam ser controlados: apenas grupos selecionados de pessoas poderão testar a inteligência artificial, para evitar que as respostas da LaMDA 2 saiam do controle.
Controle nos testes iniciais
Tanto controle e restrição nos testes iniciais ocorre porque, no início dos testes públicos, as respostas da inteligência artificial podem ser antiéticas, desconexas e até mesmo de cunho racista e preconceituoso. O processo é semelhante ao de ensinar uma criança a falar, quando um adulto precisa corrigi-la quando diz algo impróprio.
Um aplicativo chamado AI Test Kitchen foi lançado pelo Google para permitir que outras pessoas testem o LaMDA 2. Neste primeiro momento, apenas 3 testes estão disponíveis no aplicativo:
- Imagine It: consiste em falar o nome de um lugar e o LaMDA vai tentar descrever;
- List It: dê um tema e a inteligência artificial tentará criar uma lista de subtemas ou subtarefas relacionadas;
- Talk About It: comece a conversar sobre um assunto e o LaMDA 2 tentará permanecer no assunto proposto (no momento, funciona apenas para o tema “cães”).
Quem estiver interessado em testar a IA deve entrar no site e se cadastrar na lista de espera. Neste primeiro momento, apenas residentes nos Estados Unidos estão sendo selecionados.
O ambiente de teste só funciona em smartphones Android, por enquanto. Donos de iPhone terão que esperar um pouco mais para participarem dos testes.