Deputados distritais criticaram as declarações do presidente Lula (PT), que responsabilizou o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), pelas invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia janeiro de 2023.
Os parlamentares emitiram uma nota de repúdio, onde classificaram como “criminosa” a declaração do petista.
Lula afirmou que o governador do DF foi “conivente” com os atos e afirmou ainda que Ibaneis foi “cúmplice, negligenciou e que não agiu corretamente” em entrevista à GloboNews.
Na nota de repúdio, os deputados também afirmaram que possuem ‘confiança e absoluto apoio’ a Ibaneis.
Veja a nota completa abaixo:
“Nós, deputados distritais da Câmara Legislativa do Distrito Federal, repudiamos a fala criminosa do Sr. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, em documentário exibido pela Rede GloboNews, no dia de ontem (07 de janeiro de 2024), atribuindo ao nosso governador responsabilidade pelos atos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023.
Dizer que o Governador Ibaneis foi cúmplice, negligente e conivente com os atos de 08 de janeiro demonstra a leviandade com que o Presidente da República trata as questões de Estado, caluniando autoridades constituídas.
Reiteramos nossa absoluta confiança e nosso absoluto apoio ao Governador Ibaneis Rocha, que, de modo absolutamente injusto, foi afastado do Governo do Distrito Federal por 66 dias. Um prejuízo, para ele e para os quase 1 milhão de brasilienses que nele votaram, que jamais será reparado.”
Assinaram a nota de repúdio os deputados distritais, Joaquim Roriz Neto (PL), Iolando, Robério Negreiros (PSD), Roosevelt Vilela (PL), Daniel Donizet (MDB), Jorge Viana (PSD) e Martins Machado (Republicanos).
Diário do Poder