Em 2024, o Brasil será palco para um evento maciço de recrutamento: o Concurso Nacional Unificado. Este ano, as inscrições decorrerão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e as provas ocorrerão em maio. Espera-se que o resultado seja divulgado no final de julho.
Sobre o concurso
Com um total de 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, divididas em oito editais temáticos, este é certamente um evento imperdível para qualquer candidato a emprego em busca de uma carreira no setor público. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos oferece a maioria das posições, com 1.480 vagas disponíveis. Além disso, para aqueles que aspiram a uma carreira em auditoria fiscal, o Ministério do Trabalho e Emprego oferece uma impressionante quantidade de 900 vagas.
O processo do concurso
No dia da prova, os candidatos enfrentam duas provas: uma prova de conhecimentos gerais pela manhã, e uma prova de conhecimentos específicos à tarde. Essa última inclui também uma redação. A prova da manhã é composta por questões objetivas de matemática, conhecimentos gerais e raciocínio lógico, enquanto que a prova vespertina tem um âmbito mais estreito, focando nos tópicos da área para o qual o candidato está concorrendo.
Leia Também:
- Chefe de Segurança dos EUA está sumido; entenda o caso
- Pacheco diz a Lula que situação no Congresso está difícil e joga um “balde de água fria em seus planos”
- STF intima Jair Bolsonaro e André Janones
A organizadora
A Cesgranrio foi selecionada como organizadora do Concurso Nacional Unificado. Conhecida por suas questões diretas e menos complexas, “é uma banca que não tem muitas pegadinhas. Ela costuma explorar bastante o edital, não foca apenas em um ou dois temas.” de acordo com o diretor pedagógico da Degrau Cultural, Marco Brito.
Para mais informações
Fique atento ao edital, que foi divulgado publicamente durante o dia 10 de janeiro, para obter maiores informações sobre o Concurso Nacional Unificado. Com certeza, será um evento marcante para a carreira de muitos brasileiros.