A Petrobras reabriu as inscrições para o concurso público, onde mais de 5.000 vagas estão sendo oferecidas, dentre elas para efetivação imediata e formação de cadastro reserva. Interessados devem garantir sua participação até o dia 21 de fevereiro mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 62,79. Convém salientar a possibilidade de solicitação de isenção do pagamento da taxa para doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico.
O que provocou a suspensão das inscrições no Concurso Petrobras?
A empresa optou pela suspensão das inscrições advindas da necessidade de ampliar os locais de realização das provas. Com essa mudança, as cidades em que as provas serão aplicadas deixarão de estar atreladas aos polos de trabalho definidos no ato da inscrição. Importa frisar que as inscrições efetuadas antes da suspensão continuam válidas, assim como o pagamento das taxas efetuados.
Segundo declarações do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a ampliação dos locais de prova partiu de um pedido dos próprios candidatos, visando a democratização do acesso ao concurso. Agora, com o retorno das inscrições, os participantes terão a chance de alterar o local de prova, o polo de trabalho, bem como o sistema de concorrência e o tipo de atendimento especializado no dia das provas.
Leia Também:
- Em meio à desconfiança, comandantes militares têm participação discreta em evento do 8/1
- Reviravolta: nem Eraldo e nem Jaime calado, presidente da Câmara de São Gonçalo vai para o PP e pode ser o candidato de João Maia a prefeito
- Veículo colide com a Casa Branca e desencadeia alerta urgente
Detalhamento do Concurso
O processo seletivo oferece oportunidades em sete estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Com uma remuneração mínima de R$ 5.878,82, são oferecidas 916 vagas para início imediato e 5.496 para formação de cadastro reserva, sem exigência de experiência profissional prévia.
Destacam-se as vagas para os cargos de enfermagem do trabalho, logística de transportes, química de petróleo, e segurança do trabalho, dentre outros. Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Ademais, o processo seletivo também reservará 20% das vagas para negros.
Vale ressaltar que o prazo de validade do processo seletivo será de 18 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.
Confira a lista atualizada dos locais de prova, que inclui cidades de diversos estados do Brasil, desde Rio Branco (AC) a Palmas (TO), passando por importantes polos industriais e capitais como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), entre outras.
Para aqueles que irão se preparar para o concurso, confira algumas dicas de como estudar legislação para concurso.