Segundo oficiais ucranianos, um míssil russo e ataques de artilharia atingiram áreas do rio Dniepre, próximo à usina nuclear de Zaporizhia, neste domingo (28.ago). A Ucrânia teme que os bombardeios na região causem dano à usina e vazamento radioativo.
Contudo, do lado russo, o ministro da Defesa, Igor Konashenkov, afirmou que as forças ucranianas atacaram a usina duas vezes neste final de semana e que algumas bombas atingiram locais próximos a edifícios que armazenam combustível do reator nuclear e resíduos radioativos. A informação é do SBT News.
Os ataques durante a madrugada deixaram partes da cidade de Nikopol, a cerca de 10 kilômetros da usina, sem eletricidade, afirmou o governador da região de Dnipro, Valentyn Reznichenko. Mísseis também atingiram residências na cidade de Marhanets, próximo a Nikopol.
A cidade de Zaporizhia, localizada a 40 km rio acima da usina nuclear, também ficou sob ataque durante a noite, deixando duas pessoas feridas, segundo o vereador Anatoliy Kurtev. Já na parte mais baixa do rio Dniepre, autoridades russas afirmam que três mísseis ucranianos atingiram a usina hidrelétrica de Kakhovka neste domingo.