A partir do dia 25 de janeiro de 2024, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passarão a receber suas aposentadorias, pensões e demais benefícios com reajuste anual. Aqueles que ganham um salário mínimo terão um acréscimo acima da inflação, conforme estabelece a política de valorização do salário mínimo.
Quem são os primeiros beneficiados?
Os primeiros a serem beneficiados pelo ajuste são os cidadãos que recebem até um salário mínimo, que, no ano de 2024, é de R$ 1.412. Em seguida, são efetuados os pagamentos de benefícios maiores que ultrapassam o salário mínimo e podem chegar até o teto previdenciário.
As datas de pagamento do INSS
Os depósitos são realizados de acordo com o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito verificador, que vem depois do traço. A prioridade é para os aposentados e pensionistas cujos benefícios possuem o dígito final 1.
Beneficiários com renda acima do salário mínimo
Os beneficiários com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos depositados a partir de 2 de janeiro, para aqueles cujos cartões têm finais 1 e 6. O pagamento referente ao mês de janeiro será creditado no dia 1º de fevereiro. Ao total, mais de 39 milhões de benefícios serão efetuados pelo INSS, sendo 5.657.745 benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários.
Como conferir os valores no Meu INSS?
Para conferir os valores, os segurados podem acessar o site Meu INSS. Depois de logados, bastam clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”. A consulta pode ser feita também pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
Leia Também:
- Zema confirma se vai ao evento de Lula sobre 8 de Janeiro
- Projeto na CJJ atribui ao Exército atividades para incluir serviços nas estradas e pintura de meio-fio, com possibilidade de cobrança de tarifas aos motoristas; ENTENDA
- Saidão de Natal: Pacheco reage e promete mudanças na lei após mortes de policiais
Alternativas para quem não tem acesso à internet
Os cidadãos que não têm acesso à internet podem ligar para a Central 135. Para garantir a segurança e evitar fraudes, será necessário informar o número do CPF e confirmar dados cadastrais. Os valores serão depositados na conta do beneficiário, podendo ser uma conta aberta no momento da aposentadoria ou uma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.
Mais informações sobre os benefícios do INSS
Além do extrato de pagamento, o segurado também pode consultar o “Extrato de Empréstimo” pelo Meu INSS para saber se há empréstimos sendo descontados no seu benefício. Caso o beneficiário não tenha recebido algum pagamento, ele pode solicitar ao INSS os valores por meio do sistema. Tudo isso foi criado para garantir que os beneficiários sejam corretamente atendidos e que seus direitos sejam respeitados.
Para mais informações, recomendados acessar o site do INSS ou entrar em contato com a Central 135.