Pela primeira vez em 50 anos, uma espaçonave se prepara para ser lançada em uma viagem à Lua.
A missão Artemis 1 não tripulada, incluindo o Space Launch System Rocket e a nave espacial Orion, tem como alvo a decolagem nesta segunda-feira (29) entre 9h33 e 11h33, pelo horário de Brasília, do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.
Embora não haja tripulação humana a bordo da missão, é o primeiro passo do programa Artemis, que visa enviar novamente humanos à Lua e, eventualmente, para um futuro pouso em Marte.
A espaçonave Orion entrará em uma órbita retrógrada distante da Lua e viajará mais de 64 mil quilômetros além dela, indo mais longe do que qualquer espaçonave destinada a transportar humanos.
As tripulações viajarão a bordo do Artemis 2 em uma trajetória semelhante em 2024, e a primeira mulher e o próximo homem a pousar na Lua devem chegar ao polo Sul lunar no final de 2025 na missão Artemis 3.
A agência compartilhará visualizações ao vivo e cobertura em inglês e espanhol antes, durante e após o lançamento do Artemis I em seu site e na Nasa TV. A transmissão começará às 13h em Brasília, quando o propulsor superfrio é carregado no foguete SLS.
Aparições de celebridades como Jack Black, Chris Evans e Keke Palmer e performances de “The Star-Spangled Banner” de Josh Groban e Herbie Hancock e “America the Beautiful” da Orquestra da Filadélfia e do violoncelista Yo-Yo Ma também fazem parte da programação.
Assim que o lançamento ocorrer, a Nasa realizará um comunicado pós-lançamento e, no final do dia, a agência compartilhará as primeiras imagens da Terra das câmeras a bordo da espaçonave Orion.
Créditos: CNN.