Menos de uma semana depois de José Roberto Burnier ter infartado durante a escala de plantão de ano-novo, Marcelo Pereira foi levado ao hospital às pressas na madrugada da última quarta-feira (3), minutos antes de entrar no ar no Hora 1. O jornalista sofreu um mal súbito enquanto preparava o mapa-tempo que seria exibido no telejornal matinal e foi levado de ambulância para uma unidade hospitalar perto da emissora. Desde então, ele não voltou mais ao ar, e tem sido substituído por repórteres na previsão do tempo.
No primeiro dia da ausência de Marcelo Pereira, a Globo sequer teve tempo hábil para convocar alguém que já tivesse prática na função para assumir o mapa-tempo em seu primeiro telejornal. O repórter Eliezer dos Santos, que só havia atuado como apresentador substituto do Radar SP, foi acionado de última hora para assumir o posto no Hora 1 de quarta. Para o Bom Dia Brasil, que vai ao ar horas depois, o canal teve mais tempo e escalou Tiago Scheuer, reserva habitual da previsão do tempo. Desde quinta-feira (4), a função foi ocupada por Thaís Luquesi nos dois jornalísticos.
A reportagem do TV Pop apurou que o atual estado de saúde de Pereira é um mistério até mesmo para profissionais que trabalham diretamente com ele. A equipe do Hora 1 ficou assustada com o que aconteceu na última quarta-feira e, desde então, tem tentado contato com o jornalista de diversas formas. Ele, no entanto, tem ignorado mensagens enviadas até mesmo por colegas próximos. A sua página no Instagram, rede social em que ele é mais ativo, não é atualizada desde o dia 26 de dezembro, que foi justamente o último dia em que o apresentador deu expediente normal na Globo.
Entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, Marcelo Pereira não trabalhou — escalado para apresentar o Hora 1 durante o plantão natalino, ele tirou folga durante a semana do ano-novo e deveria ter voltado ao trabalho no dia 3, justamente quando passou mal pouco depois de chegar aos estúdios da emissora. Durante o seu recesso, Tiago Scheuer foi responsável pelo mapa-tempo do jornal que abre a programação diária da Globo. No Natal, quando Pereira estreou como âncora do matinal, a função foi ocupada por Thaís Luquesi, que voltou ao posto com a licença-médica do titular.
Na Globo de São Paulo desde março de 2021, Marcelo Pereira entrou na emissora como repórter dos telejornais locais. Benquisto pela diretoria da emissora, ascendeu rapidamente e foi escolhido como novo apresentador do mapa-tempo dos telejornais matinais em dezembro do mesmo ano. Antes disso, o jornalista já havia trabalhado em outras afiliadas do canal no interior de São Paulo, no Acre e em Tocantins. Antes disso, entre 2015 e 2017, foi chefe de reportagem dos telejornais da Record na capital paulistana.
O TV Pop perguntou para a Globo qual o atual estado de saúde de Marcelo Pereira e questionou se há uma previsão para que ele volte ao trabalho, mas a emissora não respondeu até o momento da publicação deste texto. Também procurado, Pereira não respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem.
TV Pop