“O melhor do Brasil é o brasileiro”: a primeira frase da primeira propaganda eleitoral do Presidente Bolsonaro, candidato a reeleição, é do Folclorista potiguar Câmara Cascudo. A informação é do jornalista Renato Cunha da Lima Filho.
Luís da Câmara Cascudo foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira.
Após a frase, o comercial de Jair Bolsonaro (PL) destaca a simplicidade do presidente, com o som do hino nacional ao fundo. “Um homem simples, verdadeiro, honesto. Bolsonaro é direto: fala o que pensa e fala o que sente”, diz uma voz masculina.
Após os elogios ao Bolsonaro, o presidente afirmou que seu comercial terá “a verdade acima de tudo” ao dizer que continuará seguindo “o nosso João 8:32” (E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará)”.
Bolsonaro afirmou que pegou o Brasil com sérios problemas morais, mas que aos poucos foi “arrumando” o país. Disse, no entanto, que a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia foram um desafio ao seu governo. “Tivemos uma guerra que todos sabem das consequências para o mundo todo”, disse.
Em 2022, em suas palavras, “tudo começou a voltar à normalidade. O preço dos combustíveis foram lá pra baixo e os empregos voltam a crescer de forma cada vez mais robusta”. Logo ao final, disse que o Auxilio Brasil será mantido.