O bloqueio de dados devido à inconsistência no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em cerca de 100 mil contas do Bolsa Família pode afetar o valor do pagamento da folha de janeiro de 2024. O Ministério do Desenvolvimento Social, da Família e do Combate à Fome (MDS) anunciou essa possibilidade recentemente.
Quem será afetado?
Este bloqueio poderá atingir qualquer membro de uma família cadastrada no programa, não apenas o titular do benefício. O problema surge quando o CPF de um dos familiares apresenta alguma irregularidade. A situação deve ser regularizada junto à Receita Federal. Caso a inconsistência persista por um período de seis meses, o MDS poderá cancelar o benefício da família.
Como regularizar?
Para a regularização, as famílias poderão ligar para o Disque Social 121 e serem orientadas sobre como corrigir os erros no CPF. Além disso, se desejarem verificar a situação dos CPFs de todos os membros da família cadastrada, os beneficiários podem usar o aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico).
Leia Também:
- Confira os melhores editais de concursos públicos previstos para 2024; Veja lista
- Ministro de Lula afirma que Praça dos Três Poderes será reformada, após críticas de Janja
- PM e bandidos ‘trocam bala’ em Natal e imagens viralizam; VEJA VÍDEO
Passos para verificar a situação do CPF:
1. Acesse ao site da Receita Federal;
2. Clique no botão “Consultar CPF”;
3. Insira o número do seu CPF e a sua data de nascimento;
4. Clique no botão “Consultar”.
Como medida de urgência, o MDS está enviando um alerta para as famílias cujos CPFs estejam apresentando esse tipo de problema. O aviso está sendo feito pelo extrato de pagamento do Bolsa Família, através do aplicativo do programa e pelo Caixa Tem.
Portanto, as famílias que estão com o CPF em situação irregular devem regularizar sua situação o mais rápido possível para evitar o bloqueio do benefício. Caso tenham alguma dúvida, podem ligar para o Disque Social no número 121.