O Ministério do Desenvolvimento Social, em conjunto com o Governo Federal, anunciou neste ano uma nova regra determinante para os beneficiários do programa Bolsa Família. Com o objetivo de garantir a inclusão bancária e facilitar o acesso ao benefício, a partir de agora, a Caixa Econômica Federal deverá oferecer a abertura e manutenção de contas bancárias gratuitas para todos os beneficiários.
Aplicativo Caixa Tem e Bolsa Família
Seguindo o critério de pagamento mínimo de R$ 600, mensalmente o dinheiro é disponibilizado por meio da poupança social do aplicativo Caixa Tem. Esta plataforma digital permite que as famílias beneficiadas possam realizar pagamentos, transferências bancárias e até solicitar o saque do dinheiro disponibilizado no programa em espécie.
Leia Também:
- Governo decreta luto oficial de três dias por morte de Zagallo
- Congresso está preocupado com Inteligência Artificial nas eleições de 2024; Entenda
- “Foi armadilha da esquerda”: Veja o que Bolsonaro falou sobre o 8/1 durante entrevista; VEJA VÍDEO
Novas obrigações da Caixa Econômica Federal
Além de garantir a abertura e a manutenção gratuita de contas bancárias aos beneficiários do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal também deverá fornecer um cartão para que essas famílias possam realizar as movimentações financeiras necessárias. Além disso, a Caixa tem a obrigação de garantir aos cidadãos acesso aos saldos e extratos do Bolsa Família.
A nova regra também estabelece que a instituição financeira não pode impor ou induzir serviços ou outros produtos bancários para os cidadãos que recebem o Bolsa Família. A responsabilidade pelo pagamento do benefício também é da Caixa, que deverá seguir o calendário de pagamentos definido pelo Governo Federal.
Reforçamos que todas as informações sobre o programa Bolsa Família, como as regras e o calendário de pagamento, podem ser encontradas no site oficial da Caixa Econômica Federal.