Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acionou a Advogacia-geral da União (AGU) e a Procuradoria-geral da República (PGR) para que se manifestem, em um prazo de 24 horas, sobre a ação impetrada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que pede a volta de Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na ação, o PCdoB afirma que, caso Ednaldo não seja reempossado, a seleção brasileira pode ficar fora do torneio de futebol nas Olimpíadas de Paris, já que a Fifa não aceita intervenções externas nas confederações que organizam o futebol em cada país.No momento, após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, a CBF é comandada de forma interina pelo intervenrtor José Perdiz, presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O PCdoB procurou Gilmar Mendes alegando caráter de urgência do caso, já que o prazo para inscrições no torneio pré-olímpico de futebol será encerrado nesta sexta-feira (5).
Desta forma, caso o Brasil, que é o atual bicampeão olímpico, não possa inscrever seus jogadores no torneio, automaticamente estará fora dos Jogos de París 2024.
Ainda em dezembro, Gilmar Mendes já teria solicitado informações à Presidência da República e às presidências da Câmara e do Senado a respeito do tema.
Créditos: O TEMPO.