O governo federal tem celebrado um importante feito: através do programa Desenrola Brasil, foram abatidos os débitos de mais de 6 milhões de pessoas. Entre as instituições bancárias parceiras nesta iniciativa, destaca-se o Banco do Brasil. Contudo, cabe um esclarecimento: o abatimento não implica no cancelamento da dívida. Os valores devem ser pagos pelos devedores, mas sem acarretar restrições ao CPF ou “negativação” junto às bases dos órgãos de proteção ao crédito.
Quem teve as dívidas abatidas no Banco do Brasil?
Os beneficiários desta ação foram os cidadãos que possuíam dívidas até R$ 100 no Banco do Brasil. Esse valor é considerado como limite máximo para que o CPF do consumidor seja encaminhado aos órgãos protetores de crédito.
Leia Também:
- Eduardo Leite decide ir a evento de 8 de janeiro organizado por Lula
- Pacheco está na pressão para devolver MP de Haddad
- Número de mortes de ianomâmis cresce 50% no governo Lula
Confirmando se a dívida foi abatida
Os consumidores favorecidos podem confirmar o status de suas dívidas diretamente com o Banco do Brasil ou junto aos órgãos de proteção ao crédito, utilizando os contatos do WhatsApp (61) 4004-0001 ou do serviço de atendimento ao cliente do banco (4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 729 0001 para demais localidades).
Vale lembrar que as consultas também podem ser realizadas nos sites da Serasa (serasa.com.br), SPC (loja.spcbrasil.org.br) e Recovery (gruporecovery.com).
Eventuais inconsistências devem ser resolvidas diretamente na agência responsável pela conta. Importante enfatizar, o prazo do programa Desenrola Brasil é vigente até março de 2024. Portanto, ainda é possível para aqueles que se enquadram nos critérios consultarem se foram beneficiados.
Apesar do abatimento da dívida, é crucial que os consumidores realizem o pagamento para manterem seu relacionamento com as instituições bancárias e continuarem a dispor da confiabilidade no mercado de crédito.