Cerca de 84,5 mil trabalhadores não fizeram o saque do abono salarial referente ao ano-base 2021 até o fim do prazo, durante a quinta-feira dia 28 de dezembro, informou a Caixa Econômica Federal. O valor remanescente é de aproximadamente R$ 71,7 milhões. Mas, você sabia que é possível resgatar o valor mesmo após o prazo? Veja como!
O que é o abono salarial?
O abono salarial é um benefício anual concedido aos trabalhadores e servidores que se enquadram em determinados requisitos, podendo chegar ao valor de um salário mínimo vigente. Para saber se você tem direito ao benefício, é possível conferir pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Como fazer o resgate do abono salarial depois do prazo?
Caso você não tenha resgatado seu abono salarial dentro do prazo estabelecido, ainda é possível realizar o saque. Para o PIS, acesse o site da Caixa Econômica e siga os passos de consulta indicados. Em caso de valores remanescentes, entre em contato com a Caixa Econômica ou com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Para o PASEP, o processo é semelhante, através do site do Banco do Brasil. Havendo valores para saque, faça o esclarecimento no próprio Banco ou com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Leia Também:
- Bolsonaro diz estar “fechado” com Nunes para derrubar Boulos
- Vídeo mostra momento em que líder da oposição é esfaqueado na Coreia do Sul; VEJA
- Na Coreia do Sul, líder da oposição é esfaqueado no pescoço e país fica em choque
Quem tem direito ao abono salarial?
Para obter o direito ao abono salarial, são necessários alguns requisitos como cadastro no PIS/Pasep ou CNIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado com registro formal para empregadores que contribuam ao PIS ou Pasep. Contudo, alguns grupos, como empregados domésticos e trabalhadores rurais empregados por pessoa física, não possuem acesso ao benefício.
Forma de pagamento e cálculo do abono salarial
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço no ano-base. Trabalhadores da iniciativa privada com conta na Caixa recebem automaticamente o benefício, e os demais têm os valores depositados na poupança social digital. No caso do Pasep, o pagamento é feito por meio de crédito em conta no Banco do Brasil, caso o trabalhador seja correntista.
O calendário do abono salarial de 2024 (ano-base 2022) já foi divulgado, com os pagamentos ocorrendo entre 15 fevereiro a 27 dezembro do próximo ano. Nesse período, estima-se que quase 24,5 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial, gerando uma liberação aproximada de R$ 23,9 bilhões.