Um vídeo mostra o momento em que o líder da oposição da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, foi esfaqueado no pescoço, nesta terça-feira (2).
South Korea's opposition Democratic Party leader Lee Jae-myung was stabbed in the neck by an unidentified man while touring the site of a proposed airport in the southern city of Busan https://t.co/C28ceNGEoh pic.twitter.com/g2Z2lM4iuS
— Reuters (@Reuters) January 2, 2024
O ataque aconteceu na cidade portuária de Busan. Lee estava na região para visitar obras de um novo aeroporto.
De acordo com a imprensa sul-coreana, o agressor se aproximou de Lee fingindo ser um apoiador e afirmando que queria um autógrafo. Em seguida, o homem atacou o político. Ele foi detido no local.
Lee estava sendo acompanhado por jornalistas no momento do ataque. O político, que é líder do Partido Democrata, foi socorrido consciente e encaminhado para o hospital.
O opositor disputou as eleições presidenciais da Coreia do Sul, em 2022, e ficou em segundo lugar. Lee foi derrotado por Yoon Suk-yeol. A disputa foi acirrada, com diferença de menos de um ponto percentual entre os candidatos.
Yoon Suk-yeol disse que o ataque contra Lee é inaceitável. O presidente também pediu celeridade nas investigações.
Lee Jae-myung foi esfaqueado enquanto visitava uma obra na Coreia do Sul, em 2 de janeiro de 2024 — Foto: Yonhap via Reuters
G1