Foto: Gabriel Monteiro/Riotur
A Polícia Militar (PM) informou na noite deste domingo (31) que um homem foi preso, por volta das 21h30, após ter sido reconhecido no sistema de reconhecimento facial da corporação implantado no réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O sistema é usado para detectar pessoas que estão com pendências judiciais. O homem, que estava foragido desde março respondendo a uma tentativa de homicídio, foi preso na esquina da Avenida Atlântica com Rua Miguel Lemos.
Segundo a PM, o videomonitoramento em tempo real da orla, com câmeras equipadas com software de reconhecimento facial, é a grande novidade do esquema de policiamento do réveillon 2024.
Serão empregados ainda quadriciclos para dinamizar o patrulhamento na faixa de areia, e 64 viaturas estarão baseadas em pontos estratégicos de Copacabana.
Outra novidade este ano, é o ponto de bloqueio e revista com detectores de metais no Túnel Engenheiro Coelho Cintra (Túnel Velho), que liga Botafogo a Copacabana.
Todas as imagens geradas por câmeras, tanto as instaladas em vias públicas como as acopladas no fardamento dos policiais militares, estarão sendo transmitidas em tempo real para a equipe de policiais militares do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
As áreas da festa e do entorno serão patrulhadas por aeronaves – helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM). As imagens também serão transmitidas em tempo real para o CICC e para o Carro Comando Móvel, que ficará estacionado em Copacabana.